Estágios Conducentes a Dissertações de Mestrado do DBE

COMO PROPOR UM ESTÁGIO (Indicações para a proposta de um estágio curricular por parte de empresas ou outras entidades)

A proposta de um lugar de estágio curricular é feita de forma simples, enviando ao Gabinete de Dissertações de Mestrado do DBE (GaDM-DBE) um curto plano das actividades em vista, com indicação do nome e contactos de uma pessoa que, na empresa, supervisionará o aluno em formação.

A experiência de já alguns anos tem mostrado que os bons temas de estágio curricular estão normalmente relacionados com aspectos laterais ao processo produtivo principal. Não há geralmente vantagem em envolver o estudante nas actividades correntes da empresa, para as quais não tem ainda a experiência adequada, não representando, portanto, um aumento de eficácia.

Têm-se, assim, revelado excelentes estágios curriculares, aqueles que abordam, por exemplo (lista não exaustiva):

Estudos de pré-viabilidade de novos produtos ou processos (biotecnológicos, farmacêuticos, alimentares ou relativos a materiais para sua embalagem, etc.); Avaliação de biocatalisadores alternativos; Validação de operações unitárias em processos pré-existentes; Desenvolvimento e implementação metodologias de garantia da qualidade; Gestão de utilidades em processos da indústria biológica.

Está previsto que o estudante, que já completou a parte escolar do seu curso, se dedique a tempo inteiro à actividade de estágio, devendo cumprir o horário em vigor na empresa e ser tratado como qualquer outro colaborador. Pretende-se, desta forma, que o trabalho a desenvolver corresponda tão de perto quanto possível a um início de vida profissional.

formulário anexo ajuda a organizar a proposta de estágio curricular, sugerindo-se o seu preenchimento tão completo quanto possível e o seu envio ao GaDM-DBE.

O GaDM-DBE procurará, em conjunto com a empresa, aprofundar a componente de Engenharia, para que o trabalho a realizar no âmbito da proposta permita a preparação de uma dissertação de Mestrado (Bolonha). Nestas circunstâncias, o aluno terá que apresentar-se a provas públicas, sendo o respectivo relatório colocado na Biblioteca. Em todos os casos em que exista necessidade de restringir a divulgação de dados no âmbito da proposta, a realização e supervisão do trabalho, bem como a preparação da dissertação, serão enquadradas por um acordo de confidencialidade.

Por questões de calendário escolar, os estágios têm normalmente início em Março ou Setembro de cada ano.