ESTÁGIOS PARA DISSERTAÇÕES DE MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA BIOLÓGICA
REGRAS DE CANDIDATURA
A pré-candidatura é obrigatória para a disciplina de Dissertação de Mestrado. Os documentos necessários para a pré candidatura são:
- formulário de candidatura
- áreas de temas de dissertação
- CV em Português e/ou Inglês
- Curricula Académico em Português e/ou Inglês
- Carta de Motivação em inglês
Verifique ainda regras abaixo, com atenção para:
- Condições de Acesso, (secção 5, abaixo)
- Tabela Tramitação de Dissertações / Projectos completo
- Regras para mobilidade de estudantes de MEBiol (dissertação)
- Procedimentos e organização das dissertações de mestrado no DBE
1. PRÉ-CANDIDATURA OBRIGATÓRIA (DATA LIMITE PARA ANO LECTIVO 2010/2011 - 31 MARÇO DE 2010 - Encerrado)
A candidatura à disciplina de Dissertação de Mestrado, até à data-limite indicada, é obrigatória para todos os alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Biológica do IST que pretendam frequentar a disciplina no ano lectivo em causa. Todos os inscritos deverão consultar previamente as condições de acesso (ver abaixo secção 5) e o Procedimentos e organização das dissertações de mestrado no DBE.
Os candidatos a Estágios Internacionais ao abrigo de Programas de Mobilidade deverão seguir os procedimentos de candidatura específicos, descritos em “Regras para mobilidade de estudantes de MEBiol (dissertação)” .
A pré-candidatura a dissertação poderá ser efectuada electronicamente, para estagios.dbe @ ist.utl.pt, ou entregando os elementos requeridos no secretariado do Gabinete de Dissertação de Mestrados do Departamento de Bioengenharia (GaDM-DBE). Os elementos a incluir são:
- formulário de candidatura, devidamente preenchido. Para tal, deverá ser consultada a lista de áreas de temas de dissertação.
- O Europass curriculum vitae (Português e/ou Inglês, se o plano de trabalhos decorrer estrangeiro), indicando a média ponderada das classificações obtidas nas disciplinas concluídas (somatório das notas x pesos das disciplinas / somatório dos pesos das disciplinas concluídas).
- A lista de disciplinas concluídas, com notas, obtida da Secretaria dos Serviços Académicos do IST (pode ser a obtida pela rede informática). Esta lista deverá ser acompanhada do curricula Académico (em Português e/ou Inglês) e carta de motivação no caso de candidatura a um plano de trabalhos a decorrer fora do IST.
Durante a fase de pré-candidatura, os alunos podem pedir informações adicionais junto dos docentes do DBE ou consultar os membros do GaDM-DBE. Serão enviadas mensagens e-mail de confirmação de recepção a todas as candidaturas recebidas.
Para acesso a temas de dissertação, e respectivos planos de trabalho, a iniciar no 2º semestre, os alunos deverão confirmar a sua candidatura, até ao final de Outubro, enviando ao GaDM-DBE, a lista actualizada de cadeiras feitas, como prova de que estão nas condições requeridas (ver condições de acesso, ver abaixo secção 5). Na mesma altura, poderão, se o desejarem, alterar as preferências de área temática e local, bem como auto-propor um plano de trabalhos para dissertação (ver abaixo secção 4).
2. SELECÇÃO DE CANDIDATOS E ATRIBUIÇÃO DE PLANO DE TRABALHO PARA DISSERTAÇÃO CONDUCENTES A TESE DE MESTRADO
Após a data-limite de candidatura, os alunos que se candidataram serão informados, por e-mail, das diligências que se seguirão com vista à selecção e atribuição posteriores (p.ex., envio de candidaturas a empresas ou instituições nas áreas de temas, contactos com os docentes do DBE que se disponibilizaram para supervisão, datas/locais de eventuais entrevistas, decisões finais). Até à atribuição final do seu tema, e respectivo plano de trabalhos, os alunos deverão, assim, manter-se atentos a eventuais anúncios que surjam na página do fenix da disciplina Dissertação de MEBiol ou que lhes sejam enviados por e-mail, e manter-se em contacto com os responsáveis da disciplina e com os docentes do DBE anteriormente contactados para eventual supervisão do trabalho conducente à tese de mestrado.
3. REALIZAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO E SUA AVALIAÇÃO
Início do plano de trabalho
Os alunos com plano de trabalho atribuído devem, através do seu supervisor do IST, contactar o responsável na instituição/empresa de acolhimento, se ainda não o tiverem feito durante o processo de selecção/atribuição, para acordar datas de início de plano de trabalho, horários e locais de trabalho e outros procedimentos administrativos eventualmente necessários. Para saberem quem é o seu supervisor no IST, os alunos deverão contactar o GaDM-DBE.
Plano de trabalhos elaborado pelo estudante
Contactos com o supervisor no IST durante a realização do estágio
Dissertação de Mestrado
Apresentação oral/discussão e formulário de avaliação de Dissertação de Mestrado.
Até 1 mês após o início do plano de trabalho, os alunos deverão remeter ao seu supervisor no IST e/ou à GaDM-DBE, cópia, revista pelos supervisores na instituição/empresa de acolhimento e no IST, de um plano de trabalho detalhado, calendarizado, com uma breve introdução de enquadramento (máximo, no total, 2 páginas A4), a menos que tal seja expressamente interdito por um acordo de confidencialidade.
Durante a realização do estágio, os alunos deverão manter-se em contacto com o seu supervisor no IST, enviando-lhe relatos breves (como indicação, 1-2 parágrafos de até 10 linhas) pelo menos mensalmente, sobre o avanço dos trabalhos. Nos casos em que houver restrições de confidencialidade, o relato mensal poderá limitar-se a uma breve mensagem a dizer se tudo está a correr bem ou, caso não esteja, indicando em que é que o supervisor no IST poderá ajudar. Se forem realizadas reuniões regulares entre o aluno e o seu supervisor no IST, relatos escritos são dispensáveis.
No final do trabalho, os alunos deverão entregar no GaDM-DBE, uma cópia da Dissertação de Mestrado, depois de este ter sido analisado e aprovado pelos orientadores do IST e externo. As normas de realização do relatório e as datas de entrega encontram-se no documento "Guia de Preparação da Dissertação e Resumo Alargado".
Depois da entrega da dissertação e da homologação do júri de avaliação, a data da apresentação oral e discussão que completará o processo será marcada por acordo entre todos os intervenientes. No caso de o planos de trabalho ter decorrido no estrangeiro, o aluno deverá entregar o original do formulário de avaliação ao supervisor na instituição/empresa de acolhimento e pedir-lhe que o envie, preenchido, ao GaDM-DBE (no caso de estágios Socrates/Erasmus, o formulário de avaliação respectivo, ver Regras para mobilidade de estudantes de MEBiol (dissertação), deverá ser remetido ao professor responsável do programa de mobilidade no DBE). A apresentação oral deverá ser preparada para ter uma duração de cerca de 20 minutos, salvo indicação expressa em contrário, por parte dos supervisores.
4. CASOS PARTICULARES: PLANOS DE TRABALHOS PARA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO AUTO–PROPOSTOS.
A designação "Planos de trabalhos para dissertação de mestrados auto–propostos" aplica-se quando o aluno desempenhou um papel importante na concessão do estágio pela empresa. É de assinalar que o plano de trabalhos delineado pela empresa, só é formalmente aceite o IST quando este for considerado pela equipa do GaDM-DBE com conteúdo adequado para dissertação de MEBiol.
Metodologia a seguir:
- O aluno deve verificar se a empresa em que pretende vir a desenvolver o seu trabalho para dissertação de mestrado consta da lista de empresas que estão a ser contactadas pelo GaDM-DBE;
- Em caso de constar da lista, pedir informação adicional junto do docente indicado como pessoa de contacto desta empresa (contactar secretariado de GaDM-DBE para lista de pessoa de contacto)
- Confirmar com a pessoa em questão se existe a possibilidade de desenvolver um plano de trabalhos na empresa e período pretendido e acordar com a pessoa responsável a forma de abordagem mais eficaz;
- Manter, por escrito, o GaDM-DBE a par das conversações que tiverem lugar com a empresa e procurar que seja delineado, tão cedo quanto possível, um plano de trabalhos.
- Caso a empresa não conste da lista mencionada contactar membros do GaDM-DBE.
5. CONDIÇÕES DE ACESSO
O plano de trabalhos deve ser realizado em condições de inserção total, que permitam ao aluno enquadrar-se da forma mais adequada no ambiente empresarial ou na actividade laboratorial. Os alunos candidatos terão que preencher os seguintes requisitos:
- À data de início do plano de trabalhos, não poderão ter mais do que duas disciplinas em atraso. Nenhuma destas disciplinas deverá ser do 1º ciclo de estudos. Se estas forem do semestre de execução do plano de trabalhos, não poderão ter carácter laboratorial nem envolver processos de avaliação contínua.
- À data de início do plano de trabalhos, terão que ter obtido aprovação na disciplina Projecto de Indústrias Biológicas.
- Na altura da confirmação da sua candidatura (planos de trabalhos com início no 2º semestre), em Outubro, terão que fazer prova de que estão inscritos a todas as disciplinas necessárias para assegurar o cumprimento dos requisitos anteriores.
Situações particulares poderão ser analisadas, caso a caso, pelo GaDM-DBE, mediante um requerimento dirigido ao coordenador do MEBiol e entregue no secretariado do GaDM-DBE, por escrito e devidamente justificado, por parte dos alunos candidatos.